Bem como a maior parte dos alimentos, a spirulina fresca traz grandes vantagens seja em relação ao teor de nutrientes, seja pelo sabor. No entanto, essa forma ainda é pouco consumida por conta da complexidade da produção e da cadeia de suprimentos. A boa notícia é que hoje em dia os avanços técnicos permitiram aumentar o prazo de validade da spirulina fresca, facilitando o seu consumo.
Spirulina fresca


• Retém 100% do seu precioso conteúdo nutricional e de suas atividades enzimáticas.
• Seu sabor e aroma são mais sutis que o da spirulina seca. É um realçador de sabor totalmente natural, o famoso “umami” também conhecido como “quinto sabor”.
• Sua textura, semelhante à do queijo fresco, é facilmente diluída em outros alimentos, sucos e vitaminas, aos quais traz uma cremosidade natural.
• Devido às suas propriedades de ligante, pode substituir os ovos e o creme de leite em muitas preparações veganas e / ou cruas, “dando liga” aos ingredientes quando misturados.
Benefícios da spirulina fresca
O umami é um termo japonês - derivado de umai, "delicioso" e mi "sabor" – refere-se ao quinto sabor, depois de doce, salgado, azedo e amargo. O principal componente desse sabor é o glutamato, um aminoácido encontrado em todas as proteínas vegetais e animais. É por isso que produtos naturalmente ricos em proteínas, como a spirulina, são boas fontes de umami. Isolar e identificar esse sabor é tarefa menos óbvia do que com outros sabores que geralmente se mostram primeiro. Umami é mais um sabor de fundo e um poderoso intensificador de sabor. É caracterizado pela profundidade e comprimento na boca, mas também pela sua redondeza. É discreto, mas muito presente, cobrindo toda a língua e deixando uma sensação duradoura. Mas, se temos dificuldade em identificar o umami de forma consciente, ele fica gravado em nossa memória e nos fala instintivamente, pois é o sabor dominante do leite materno, tornando-o um sabor universal, por definição. (Oger, C., 2017. Régal n°70)
O que é o umami?
A forma seca é a mais comercializada devido à sua alta durabilidade. Quando armazenada em local seco e escuro, pode se conservar por mais de dois anos.
Spirulina seca
A spirulina em palha é a forma originalmente resultante da secagem por ventilação a 40°C. O formato vem da extrusão da spirulina que facilita a secagem. Como a temperatura não é elevada, praticamente 90% da capacidade nutricional se mantem. Por não se dissolver facilmente, a spirulina palha pode ser consumida como acompanhamento de uma refeição, ou salpicada sobre um arroz ou uma salada, por exemplo.



